A Merita

Estratégia e Gestão
O nome Merita, originário do verbo italiano Meritare (merecer), foi escolhido para nominar esta empresa como uma homenagem a uma pessoa especial que tinha várias qualidades, dentre as quais se destacam algumas.

A primeira era a determinação. Quando ela falava que ia fazer alguma coisa, se podia contar que esta já estava realizada. 

A perseverança era outra de suas qualidades. Ela nunca desistia. A sua vontade férrea definia as suas escolhas, aliando suas ações às suas intenções. A terceira maior qualidade era a profunda crença na educação, no estudo como forma de crescimento pessoal e profissional. Esse foi o caminho para o qual enviou várias pessoas – mais do que isso – as empurrou sem nenhuma trégua. E, ao percorrê-lo, as impelia na busca da excelência, rejeitando desempenhos medíocres.

Aqui se poderia falar sobre outras de suas qualidades, mas a maior delas era a ausência de qualquer receio, medo frente ao novo, ao desconhecido e às mudanças. Ao contrário, ela sempre os via como oportunidades e incentivava a todos a abraçá-las sem medo de errar, pois – em qualquer situação – eles poderiam sempre  contar com o seu apoio incondicional.

As 4 qualidades destacadas são atemporais e necessárias para qualquer gestor de pessoas que pretenda gerar resultados contínuos, crescentes e consistentes. Elas servem como guias e valores para os profissionais que compõem esta empresa de consultoria empresarial que tem como objetivo social transformar para melhor a realidade dos negócios dos clientes.

Peter Drucker afirmava que “pelo fato de ser o seu propósito criar um cliente, qualquer empresa tem 2 e somente essas 2 funções básicas: o Marketing e a Inovação. São estas as funções empresariais”. A interpretação dessa assertiva conduziu os profissionais da Merita a considerarem que os problemas financeiros de uma empresa são conseqüências de problemas que se originam na comercialização de seus produtos e/ou serviços, e/ou na gestão da empresa como um todo. 

Assim, a Merita Consultoria Empresarial foi criada em agosto de 2003 para ajudar às empresas a transformar para melhor a realidade de seus negócios, focando Estratégia & Gestão em qualquer cenário competitivo, usando das melhores ferramentas e conhecimentos correlatos, e compartilhando tais conhecimentos e experiência com a equipe da empresa-cliente, entendendo o mercado como um oceano de potencialidades.

Na realização do seu trabalho e na busca da eficácia de suas ações, os profissionais da Merita levam em conta o “nível d'água” do cliente, ou seja, o grau de dificuldade da empresa-cliente para fazer frente aos “Ventos da Mudança” e às “intempéries” do ambiente empresarial, como um todo, e do seu segmento, em particular.