Desenvolvimento Ágil para Start-Ups

Empreendendo mais rápido e mitigando riscos

Desenvolvimento Ágil para Start-Ups

Atualmente, o empreendedorismo é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social de um país. No entanto, a falta de experiência e de conhecimento, podem facilmente levar as empresas a cometer erros muitas vezes fatais para os seus negócios. Dentro desse contexto, é necessária a utilização de métodos ágeis para a concepção de estratégias de desenvolvimento e de adaptação de uma start up. Tendo em vista esse novo cenário, a Merita Consultoria Empresarial desenvolveu um modelo de Desenvolvimento Ágil, baseado em duas fases distintas, a procura e a execução.

A fase da Procura é composta por seis etapas e consiste na pesquisa de mercado, na busca pelo conhecimento do segmento onde a empresa pretende atuar para, dessa forma, desenvolver estratégias eficazes de captação de clientes e de posicionamento de mercado.

A segunda fase, da Execução compreende as atividades de venda, ou seja, de conquista de clientes. Dentro dessa fase estão a realização de ações de definição de público-alvo, de definição de preços e condições de venda, e de divulgação da empresa e dos serviços que ela oferece.
 
O conjunto dessas duas fases e suas respectivas etapas, realizadas com o apoio de algumas ferramentas simples, torna possível a realização de um desenvolvimento ágil e pragmático para o funcionamento de uma start up sólida e orientada para os clientes.

 
Confira o Modelo Merita de Desenvolvimento Ágil:

 

Modelo Merita de Desenvolvimento Ágil
Baseado nos estudos de Steven Gary Blank, Geoffrey A. Moore e Alexander Osterwalder.


Cases: 

Cadre
Atuação como Sócio-Diretor do Cadre
Criação de novos aplicativos (“Sodalis”, “Mordomo”) e dos respectivos modelos de negócio.

DBServer
Modelo interno de desenvolvimento de novos aplicativos.
 

Depoimentos: 

“A visão estratégica da Merita é muito significativa. Eles conseguem identificar “as dores” da empresa e propor mudanças muito adequadas. Os principais pontos foram colocados em prática e contribuíram para o novo posicionamento da nossa empresa. A experiência, o conhecimento e a capacidade de seus sócios propiciam melhorias estratégicas que realmente fazem a diferença.”
Mário Bastos – DBServer