Seminários

Conheça os seminários oferecidos pela Merita

Como criar valor no varejo de moda

Objetivo de aprendizagem: 
Apresentar e debater uma visão sobre o varejo de moda baseado no modelo de negócio prático, testado, sustentável e lucrativo, que cria valor para todas as partes envolvidas (clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e comunidade). Além disso, que ajudará os participantes a tornarem-se melhores gestores e a entregarem resultados crescentes e consistentes.
 
Abordagem: 
Constituído em três módulos, tendo como base a metodologia dos 4 Vetores do Varejo.
Módulo – I: são apresentados os Vetores Crédito e Comunicação, sendo esta no sentido mais amplo, contemplando o ambiente externo e o ambiente interno à loja (seu layout, visual merchandising e movimentação do produto de acordo com o seu ciclo de vida);
Módulo – II: é discutida a primeira parte do Vetor Sortimento. O que é moda? O que é estilo de vida? Os processos de compras. As competências envolvidas. A venda de benefícios;
Módulo – III: é complementado o Vetor Sortimento com a apresentação do conceito Fast Fashion. Este módulo prossegue com o Vetor de Operação de Loja e é encerrado com o alinhamento estratégico.

Duração: 4 (quatro) horas - podendo ser ampliado se a empresa-cliente desejar adicionar exercícios a cada módulo.
Diferencial: para cada Vetor é apresentado caso prático, demonstrando a sua aplicação ao Varejo de Moda para correta percepção por parte dos participantes.
 

Gestor Eficaz

Objetivos de aprendizagem:
Fazer com que os participantes compreendam o papel e as responsabilidades do gestor em uma organização, além de transmitir práticas que o levarão a ser bem sucedido num ambiente empresarial competitivo.

 
Abordagem: 
Todos os gestores têm duas funções básicas: obter resultados através de pessoas felizes; e construir o futuro da sua empresa, sem esquecer que tal futuro não existirá se sua empresa não almoçar todos os dias, ou seja, saber conduzir o paradoxo de preparar o futuro sem descuidar do faturamento no presente.
A partir do correto entendimento dessas duas funções, o palestrante apresenta e demonstra práticas pragmáticas que aumentarão a eficácia de gestão dos participantes.

Duração: 3 (três) horas - podendo ser compactado e transformado em uma palestra de 1 hora de duração. 

Diferencial: o uso de metáforas torna claro e fácil o entendimento das práticas de gestão. O seminário poderá ser complementado com a entrega a cada participante do livro “Gestor Eficaz – práticas para se destacar em um ambiente empresarial competitivo”.
 

Modelos de Negócios Inovadores

Objetivos de aprendizagem: 
Capacitar os participantes a compreenderem o uso da aplicação da metodologia de Modelos de Negócios Inovadores, originalmente desenvolvida por Alexander Osterwalder e adaptada ao ambiente empresarial brasileiro pela Merita Consultoria Empresarial.
 
Abordagem: 
Usando um dos negócios da empresa-cliente e com uma equipe multidisciplinar de participantes da própria empresa-cliente, se fará a análise do seu atual modelo e será apresentada e praticada a metodologia para o desenvolvimento do novo modelo de negócio.
 
Duração: 16 (dezesseis) horas, idealmente distribuídos em 2 (dois) ou em 4 (quatro) dias. 
Diferencial: o entendimento e a prática supervisionada de aplicação da metodologia usando um caso real da empresa-cliente.